sábado, 28 de novembro de 2009

O amadurecimento precoce infantil































O amadurecimeto precoce infantil chama muito a minha atenção, até já falei disso em um texto que produzi em outra disciplina, BIO 162 Sexualidade e Educação, que ocorre também pelo consumismo dos pequenos, em vários aspectos: gêneros alimentícios, roupas, calçados, aparelhos eletrônicos...



Este amadurecimento e consumismo pode ser analisado por váios aspectos:
- a forte influência da mídia;
- a lógica de consumo em que vivemos;
- a Educação imersa nessa lógica;
- a influência dos pais...

Devemos nos atentar para essa questão, pois o que se vê não é um amadurecimento, mas uma caricatura e comportamento de adulto o que é bem distinto. A sensação que tenho é que estamos voltando à Idade Média, onde as crianças eram consideradas “miniadultos” imperfeitos.
Mais tarde essa atitude poderá trazer diversos danos ao psicológico da criança, como por exemplo, a frustração por não adquirir o objeto desejado, sensação de inferioridade por não possuir o objeto desejado, entre outros.

Agora trazendo a questão da mídia, ela tem um papel importante no amadurecimento precoce e consumismo infantil das crianças , e faz disso uma máquina de ganhar dinheiro, para vender seus produtos, criar moda, influenciar na maneira da criança se vestir com traços adultos, aparelhos eletrônicos. Seja nos anúncios publicitários, nas novelas, ou em músicas.

Assim, arrebatadas por estas informaçõesombardeadas muitas crianças tem o seu desenvolvimento afetado, atropelando fases importantes da vida
Que afeta não só a vida da criança, da família, mas da sociedade como um todo, pois lidaremos com indivíduos.

Essa questão me reporta a um poema em um livro de Geografia que li no Ensino Médio:




"Eu consumo
Tu consomes
Ele consome
Nós consumimos
Vós consumes
Eles lucram!!!"


E nossas crianças ficam mergulhadas em um mundo que a aparência das embalagens e das marcas ditam as regras...
Diante dessa reflexão devemos nos conscientizar sobre a importância de uma infância saudável.Assim, devemos deixar nossas crianças desfrutar dessa fase tão importante, que vai ser fundamental no futuro da nossa sociedade.









Beijinhos!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário