sábado, 28 de novembro de 2009

Cena da novela Viver a Vida.

Foi um absurdo a cena veiculada na novela Viver a Vida - da Rede Globo, encenadas por Thaís Araújo e Lília Cabral, estamos no século XXI, e ainda nos deparamos com esse tipo de cena, a negra pedindo perdão a senhora branca. Essa é única comparação que vejo nesta cena, com o teor altamente preconceituoso e humilhante para com a população negra, que muito lutou e luta para conseguir sua dignidade.
Esta cena é o que podemos identificar como sendo o racismo as avessas. E o que é melhor esclarecida na música de Adão Negro:

A apartheid disfarçado todo dia
Quando me olho não me vejo na TV
Quando me vejo estou sempre na cozinha
Ou na favela submissa ao poder
Já fui mucama mais agora sou neguinha
Minha pretinha nós gostamos de você
Levanta saia, saia correndo para quarto
Na madrugada patrãozinho quer te ver

Será que um dia eu serei a patroa
Sonho que um dia isso possa acontecer
Ficar na sala não ir mais para a cozinha
Agora digo o que vejo na TV


Agora eu digo o que vejo na tv, uma atriz da fama de Thaís Araújo, fazer esta cena que tanto rebaixa a luta dos afro-descendentes, contribuindo para enaltecer a classe dominante, perpetuando a ideologia das classes dominantes, preterivelmente constituída de brancos.



Pois é a mucama agora, tranfere-se para a babá da menina arrogante que não sabe se cuidar sozinha, sendo humilhada a todo tempo.

A modelo de grande fama internacional, mas que ainda está impregnada dos valores de uma sociedade machista, preconceituosa e elitista.

Vivemos no país que ainda acredita que existe a democracia racial
Esse mito eu já vi que é apenas discurso....
O que não posso deixar é de demontrar a minha indignação, diante de cenas grotescas, pois sou mulher negra!!!

E não posso banalizar esta cena!!!!

Pois ela vem como desrespeito a minha identidade, a meu grupo de pertença...

Devemos nos atentar para essa questão não permitindo que cenas como estas venham a se repetir.

Denunciem sempre!!!

Qualquer forma de racismo deve ser denunciado...é crime.



Denuncie!








Um comentário:

  1. Não assisti esta cena, mas ouvi comentários o dia todo após ter passado, acho um absurdo que um veículo tão importante de comunicação ainda mostre cenas como esta!

    ResponderExcluir