sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Explosão de conhecimentos!!!








Nossa cada vez que venho a essa aula descubro coisas novas e aprendo o quanto elas não são apenas informações, e mais do que isso como estão tendo um significado e tanto na minha vida, colaborando no meu aprendizado e resignificação da minha compreensão de mundo.
Falar de Metareciclagem, creio que não vai ser uma tarefa muito difícil a partir de agora, pois com os vídeos assistidos,os textos lidos na exploração do Moodle e a explicação da professora Bonilla ficou mais fácil entender como é importante esse tipo de iniciativa, que faz bem a vida das pessoas, ao meio ambiente e a sociedade como um todo na socialização, construção e desconstrução do conhecimento, a partir da reapropriação do lixo eletrônico, ou seja, dar um sentido de humanização a tecnologia.



Esse tipo de iniciativa visa para a população de baixa renda, jovens que estão à mercê do mundo do crime, do tráfico de drogas, a descobrirem um novo mundo, o mundo tecnológico. Mas não aquele pronto com máquinas belíssimas - e aqui questiono o conceito do que é belo?- e sim, um tipo de formação que eles vão mais além, propiciando o uso da criatividade, da interação, da troca de conhecimentos, muito importantes na formação de um cidadão crítico conhecedor da sua realidade e assim agente transformador da mesma.
Eles adquirem nesse projeto, uma formação que do lixo eletrônico eles podem construir e reconstruir o luxo para a s suas necessidades, que abrangem mais do simples mexer a máquina, e sim do conhecer, do experimentar, do colocar em prática, tudo aquilo que aprenderam. A descoberta, manipulação que é tão mágica para a consolidação do aprendizado.

Puxando esse gancho de descoberta e manipulação, trago a questão das licenças, dessa ditadura do quem pode e do que não pode, velha conhecida nossa, e acaba bloqueando tanto as expectativas.
Quando o que mais interessa é atender os interesses daqueles que querem mantervo poderio econômico, privilegiando aqueles que podem pagar pelo produto. E meus caros, como ficam aqueles que não podem? Será que eles deixam de interagir????
Com certeza não!!!
Por fim, deixo uma ressaúva a nossa criatividade não fica abalada por eses mecanismos que detém a socialização dos produtos, o que temos é que lutar conscientes do que queremos e do que estamos fazendo, não acham??????
Beijinhos....

Um comentário:

  1. Olá Conexista!

    Concordo com vc, a cada aula aprendo coisas novas que desolculta segredos que eu não conhecia. Consigo perceber o quanto é importante nos apropriarmos desse conhecimento enquanto futuras pedagogas no que tange a orientação e descontrução de paradigmas e valores impostos pela classe dominante.

    Beijo!

    ResponderExcluir