quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Terceira aula.

Ontem de fato assisti a minha primeira aula, com a professora Tânia que foi muito paciente e levantou um debate muito interessante sobre a Globalização relacionando com as idéias do vídeo. Apesar do frio horrível que estva fazendo (meu trauma de ar-condicionado!!!), a aula foi muito produtiva e foram discutidas várias questionamentos, principalmente no tocante aos meios de comunicação e cultura brasileira.
O vídeo assistido com o filósofo Michel Serres, foi muito importante pois a sua formação permite confirmar que o seu tgrabalho contribuiu de forma singular em minha formação. E, também, apesar da complexidade de suas palavras pude relacionar muito com as principais questões atuais de nosso país e no mundo.
Vivemos em um país que abrange diversas culturas, um país formado por vários povos. E o que isso implica? Diversos saberes, que dentro de um paísonde os modos de vida são tão distintos, e imerso na lógica capitalista, suscita várias reflexões em torno do que é mesmo o Terceiro Mundo, e que Primeiro Mundo é esse que objetivamos?
A Globalização está aí, como estamos nos adaptando e atestemunhando é outra questão . Questão essa que interfere em vários âmbitos como na política, economia, social, cultural e na educação.
No tocante, à Educação Michel Serres, afirma-se como um professor que volta-se as questões sociais, quando fala que o problema da violência, é um problema universal.
Daí chega entre vários pontos que me chamou a atenção na entrevista de Michel Serres, o que foi mais relevante. Em sua fala em todo momento, mesmo que implicitamente estava abordada a questão da Educação,e de um problema social que nos afeta profundamente, a violência, o mundo globalizado e as novas tecnologias.
Sendo assim, vi que estas abordagens me faz refletir e formular a seguinte questão:

O mundo globalizado hoje, gera consequências, tanto positivas como negativas, isso surte efeito diretamente nas populações menos favorecidas, desprovidas de um direito que deveria ser tido como excelência, a boa Educação, e de outro lado a exclusão do acesso às novas tecnologias. Então fica a minha inquietação , até que ponto efetivamente chega os efeitos positivos a essa classes sociais?

Nenhum comentário:

Postar um comentário